Vôos Xamânicos
Galeria do Sesc Arsenal, 2014
Ruth Albernaz
Artista por natureza, bióloga por formação acadêmica e chapadense de nascimento, tem sua história de vida enraizada no Cerrado. Pelos seus deslimites adentra sensível e ávida pelas profundezas da floresta amazônica e do Pantanal, tocando a alma da natureza mato-grossense.
Ainda menina, transcende limites e, desbrava os campos da Ecologia e da Arte entremeando conhecimentos sensível, criativo, tradicional, indígena, popular, literatura e o poético - cientifico.
Num exercício constante de suas potencias sensível, crítica e criativa, entrega-se ao papel artesanal, experimenta colagem e chega a pintura, numa incessante reinvenção sempre inacabadamente caminhante.
Um pouco chão, um pouco pedra, um pouco terra, um pouco água, um pouco ar, um pouco céu, um pouco flor, um pouco árvore e um pouco pássaro, Ruth brota do coração da América do Sul e eclode em essência máxima. Hoje quase uma doutora revela-se nesta exposição: Voos Xamãnicos, e são com e nestes voos que Ruth nos concede conhecer o intangível, o invisível... Pássaros, seres e ambientes com forças imaginárias!
Com toda a delicadeza usa e abusa de canetas, pincéis, tintas, lona, lonita, papel, fotografia, goivas, madeira, tesoura e objetos. E com toda a profundidade, desvela em seus riscos, rabiscos, desenhos, cores, símbolos, signos, palavras, frases, citações e poemas o mundo e a nós mesmos.
Assim, esta exposição é bastante própria para o momento transformativo em que vivemos por não ofertar uma única resposta a nada e a ninguém, mas desnuda muitas e variadas possibilidades. Novas-outras maneiras de perceber, de ver, de refletir e de reinventar. O intangível dentro e fora de nós! É isto que o trajeto de Ruth compôs a cada passo-rabisco e agora brinda com experiências, voos imaginários, voos xamãnicos!
Imara Quadros
Curadora da Exposição

Vista parcial da exposição

Vista parcial da exposição

Poesia Celeste, acrílica sobre tela 40x160 cm

Voo Xamânico, acrílica sobre tela

A Samaúma e o guardião, acrílica sobre tela

O Xamã, acrílica sobre tela
