Vôos Xamânicos
Galeria do Sesc Arsenal, 2014
Ruth Albernaz
Artista por natureza, bióloga por formação acadêmica e chapadense de nascimento, tem sua história de vida enraizada no Cerrado. Pelos seus deslimites adentra sensível e ávida pelas profundezas da floresta amazônica e do Pantanal, tocando a alma da natureza mato-grossense.
Ainda menina, transcende limites e, desbrava os campos da Ecologia e da Arte entremeando conhecimentos sensível, criativo, tradicional, indígena, popular, literatura e o poético - cientifico.
Num exercício constante de suas potencias sensível, crítica e criativa, entrega-se ao papel artesanal, experimenta colagem e chega a pintura, numa incessante reinvenção sempre inacabadamente caminhante.
Um pouco chão, um pouco pedra, um pouco terra, um pouco água, um pouco ar, um pouco céu, um pouco flor, um pouco árvore e um pouco pássaro, Ruth brota do coração da América do Sul e eclode em essência máxima. Hoje quase uma doutora revela-se nesta exposição: Voos Xamãnicos, e são com e nestes voos que Ruth nos concede conhecer o intangível, o invisível... Pássaros, seres e ambientes com forças imaginárias!
Com toda a delicadeza usa e abusa de canetas, pincéis, tintas, lona, lonita, papel, fotografia, goivas, madeira, tesoura e objetos. E com toda a profundidade, desvela em seus riscos, rabiscos, desenhos, cores, símbolos, signos, palavras, frases, citações e poemas o mundo e a nós mesmos.
Assim, esta exposição é bastante própria para o momento transformativo em que vivemos por não ofertar uma única resposta a nada e a ninguém, mas desnuda muitas e variadas possibilidades. Novas-outras maneiras de perceber, de ver, de refletir e de reinventar. O intangível dentro e fora de nós! É isto que o trajeto de Ruth compôs a cada passo-rabisco e agora brinda com experiências, voos imaginários, voos xamãnicos!
Imara Quadros
Curadora da Exposição