top of page

Fecundo Cerrado

Museu da Caixa D'água, 2014

Fecundo Cerrado! Escolhemos esse tema pelo aprendizado que ele nos proporciona... Buscamos refletir e reconhecer a importância da paisagem natural como propulsora do nosso imaginário enquanto artistas mato-grossenses.

O Fecundo Cerrado nos traz uma poética de resistência, força que brota para que nossa Arte possa perpetuar-se, aprendendo com as flores que desabrocham de forma resiliente após as árvores serem queimadas. Transportamos para a imagética um passeio pelo belo,  por essa energia que pulsa, que vibra a cada broto, a cada recomeço, a cada nova fase em seu ciclo de vida. No solo dos nossos 'encontros de artista para processo de exposição' emergiram diversas reflexões sobre o modelo de desenvolvimento vigente, o qual necessita se sensibilizar para a importância biocultural do Cerrado, segundo bioma mais ameaçado de extinção no Brasil.

Como a crítica de arte Aline Figueiredo (1990) muito bem colocou em seu livro Arte aqui é Mato, temos uma imensa preocupação que esse "mato inspirador" se transforme apenas em deserto desolador de agrotóxicos e comodities. Assim, apresentamos o olhar de cinco artistas para o Cerrado por meio de telas, xilogravuras e esculturas em argila. Boa apreciação à todos!

Ruth Albernaz

bottom of page